Com o passar do tempo a informática vem se tornando cada vez mais uma ferramenta indispensável em nossas vidas, um exemplo disso é que hoje a maiorias dos empregos exigem conhecimentos básicos de informática, e não só dos programas (softwares) mas também das peças (hardwares) de um computador, por exemplo, saber pra que serve o processador, o HD (Hard Disk), e assim por diante.
Podemos dividir um computador em duas partes, hardware e software:
Hardware é todo o equipamento, todas as peças, tudo o que pode ser tocado. Equipamentos como, monitor, teclado, mouse, caixas de som, são também chamados de periféricos. Exemplos de hardwares: memórias, processadores, placas de vídeo, placas mãe, etc.
Software consiste na parte que “não se pode tocar”, é a parte virtual do computador, onde estão incluídos os programas, e é claro o sistema operacional, que é o conjunto de programas que gerenciam o computador e fazem a intermediação entre o mesmo e o usuário.
O computador possui periféricos de entrada, de saída e de entrada/saída. Os periféricos de entrada emitem dados para o computador que são professados para gerar informações, que são obtidas ou mostradas pelos periféricos de saída, os de entrada fazem exatamente o inverso, já os periféricos de entrada/saída fazem a função tanto de entrada de dados quando a de saída de informações. Abaixo alguns exemplos de periféricos:
Periféricos de entrada: Teclado, mouse, scanner, microfone, entre outros.
Periféricos de saída: Monitor, caixas de som, impressora, projetor, entre outros.
Periféricos de entrada/saída: Monitor toutch, pen drive, impressora multifuncional, entre outros.