Editores de Texto


HISTÓRIA

 

Os editores de texto desde os primórdios dos computadores pessoais fizeram partes das rotinas dos usuários. Os primeiros editores, basicamente, tinham a funcionalidade de uma máquina de escrever com a capacidade de gravar as teclas digitadas e, fazer sua reprodução em papel. A distinção dos editores de texto pra uma máquina de escrever era apenas do fato de que as pessoas pudessem voltar atrás e corrigir as coisas que eles tinham digitado sem ter que imprimir em um pedaço de papel.

 

TIPOS DO EDITORES DE TEXTOS

 

Ao longo do tempo os editores foram evoluindo à medida que os recursos computacionais foram aumentando, de modo que as quantidades de ferramentas utilizadas são bastante vastas, além da integração com outros softwares. Os sistemas operacionais geralmente possuem em seus softwares nativos algum editor de texto, como é caso do Windows que vem nos pacotes de softwares o bloco de notas e o Wordpad.  Entretanto, há possibilidade de escolher seu próprio editor de texto, por exemplo:

BLOCO DE NOTAS: presente nas instalações do sistema de Windows. Possuem aplicação de possibilidades reduzidas e funcionalidades limitadas.

WORD PAD: Também presente nas versões dos sistemas operacionais de Windows, possuindo vários recursos do Microsoft Word. É a opção ideal para aqueles usuários que precisam de forma esporádica um editor de texto.

 MICROSOFT WORD: é um processador de textos amplamente equipado, projetado para ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente quer você passe várias horas por dia diante do computador ou use um software de processamento de textos apenas ocasionalmente.

 WRITER: é um software similar ao Microsoft Word. Assim como o Word é possível criar desde textos simples, até textos com padrões complexos, com imagens, tabelas, anotações, estilos e numeração de páginas. Sua interface lembra o Word na versão 2000 e as barras de ferramentas são personalizáveis assim como todos os outros softwares que acompanham o pacote LibreOffice.

A necessidade de usar editores de textos são bem presentes no nosso cotidiano, seja na área acadêmica, seja no mercado de trabalho ou etc. Portanto, dominar os recursos de um editor de texto é de suma importância para alcançar os objetivos do texto que queremos transmitir.

Pensando nisso trouxemos uma série de cursos gratuitos ofertados com emissão de certificado de conclusão do Microsoft Word 2007 e 2010, níveis básico, intermediário e avançado para que todos possam ampliar os conhecimentos de Word.

Deixe um comentário