A usabilidade como técnica de aprimoramento no processo ensino-aprendizagem do Word


Utilizar os recursos de uma ferramenta durante o processo de ensino-aprendizagem facilita a compreensão do conteúdo além de despertar o potencial processo criativo do aluno.

Uma das ferramentas de informática muito utilizadas em nosso cotidiano é o Word, principalmente para aqueles que almejam laborar em atividades que exijam a produção de textos diários, tais como: bilhetes; cartas; ofícios; etc. Esta ferramenta apresenta diversas formas e recursos para a elaboração de documentos onde se pode perceber a performance e o domínio da pessoa que o produziu. Nas aulas realizadas em laboratório, onde o aluno em contato direto com a máquina, percebemos que muitos já trazem consigo algum conhecimento a respeito dessa ferramenta. Outros não apresentam dificuldades em conhecer e interagir com o programa: todos desenvolvem um verdadeiro processo de descoberta de novos recursos e formas diferentes de realizar a mesma tarefa, formatando os documentos com a utilização de variados tipos de formatação, optando por aquela que melhor atende suas expectativas. Os professores também são beneficiados pelos conhecimentos trazidos e pelas novas descobertas  dos alunos, tornando o processo de aprendizagem uma via de mão dupla.

Por isso, a importância das aulas em laboratórios onde o aluno, de fronte a maquina, tem a possibilidade não apenas de conhecer, mas desenvolver e criar formas que, na prática, o ajudarão na confecção de textos bem elaborados, com os recursos necessários para atingir o fim almejado, garantindo com isso, uma posição destacada no concorrido mercado de trabalho, seja no serviço público ou na iniciativa privada.

Deixe um comentário