A internet como ferramenta de educação


A internet a cada dia vem sido usada pelas mais diversas maneiras e em diferentes níveis de intensidade. Em todas as áreas a internet tem se envolvido, seja com vendas, entretenimento,  e com a educação não tem sido diferente.

As ferramentas da internet como, o correio eletrônico, os sites de busca, os fóruns de discussão, os gerenciadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, etc, são usadas de diversas formas, tanto em contextos de educação presencial como na educação a distância.

Há muita informação disponível na internet, em quantidade quase que inesgotável e acessível de qualquer parte do mundo. Com isso surge o problema da confiabilidade e da qualidade de alguns sites disponíveis na internet enquanto fontes de pesquisa, uma vez que existem opiniões divergentes sobre um assunto e até mesmo informações falsas ou imprecisas.

O professor, enquanto orientador na utilização da internet, deve orientar seus alunos no sentido de que é preciso filtrar as informações e verificar quem está escrevendo, a que instituição está vinculado e a partir de que visão de mundo faz isso.

A tecnologia abandona seu papel de mundo novo, distante e secreto para muitos e passar a ser companheira do professor, que passará a usá-la em seu dia-a-dia, dando asas a sua imaginação, utilizando a criatividade a seu favor, fortalecendo o processo pedagógico envolvido no aprendizado.

Várias ferramentas podem ser usadas para compartilhar e buscar conhecimento. Redes sociais que além do entretenimento tem sua parte de informação. Como o YouTube com vídeos educativos ensinando fazer as mais variadas coisas. Outras redes como Facebook, Instagram e Twitter também tem páginas que buscam apenas compartilhar conhecimento.

Há também sites que realizam cursos online, alguns até com certificado, a chamada educação a distância – EAD. Uns gratuitos e outros pagos. E outros sites publicam artigos que transmitem bastante conhecimento. Sendo assim, há sempre uma página transmitindo o que a pessoa buscar nas mais variadas áreas.

Deixe um comentário